top of page

Sobre

  • Instagram

@agri_con

Durante o V Agricon, serão ministradas palestras e minicursos que darão a oportunidade de acesso ao conhecimento gerado e difundido em diferentes temas voltados à Fitossanidade, tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O Agricon vai ocorrer de 26 a 28 de outubro de 2020, trazendo temas de pesquisas atuais e aplicadas. Essas discussões permitem a busca de melhorias em questões relacionadas à Agricultura Conservacionista, em que os participantes estarão aptos para utilizar esse conhecimento em sua vida profissional. O evento também visa promover a troca de informações e experiências entre os profissionais docentes e discentes do PPG em Agricultura Conservacionista com palestrantes de outras instituições e público externo, além do treinamento didático dos docentes e discentes na prática da escrita científica, assunto cada vez mais necessário em programas de pós-graduação brasileiros. A divulgação do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Conservacionista do IDR-Paraná para o público externo também é um dos focos do evento. 
iapar.jpg

​

A primeira edição da Agricon aconteceu em 2016, com vários cursos oferecidos aos discentes do curso de mestrado em Agricultura Conservacionista do IDR-Paraná. No ano seguinte, duas iniciativas compuseram a II Agricon: i) curso “Como as mudanças climáticas afetam a ecofisiologia vegetal?”, que ocorreu na semana de Ciência e Tecnologia, com a participação dos discentes do PPG em Agricultura Conservacionista e também escolas estaduais do município de Londrina, visando-se a “popularização da ciência”; ii) curso “Manejo Conservacionista na Agricultura no Contexto das Mudanças Climáticas”, no período de 06 a 08 de novembro 2017. Em sua última edição, a III Agricon propôs o tema “Novas tecnologias e inovações na pesquisa e produção agrícola” e foi realizada de 23 a 25 de outubro 2018. Nesta última edição, contou com o apoio da FAPEAGRO e recursos do CNPq e empresas privadas. No ano de 2019, em sua IV edição, o tema abordado foi a bioeconomia, em consonância com a 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, por entender que a revolução de inovações fundamentadas nas ciências biológicas, que culminam no desenvolvimento de produtos, processos e serviços mais sustentáveis, é peça fundamental dentro da Agricultura Conservacionista.

​

Nesta V edição, o tema abordado será a Fitossanidade, tendo em vista que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2020 como o Ano Internacional da saúde vegetal (Fitossanidade). A iniciativa destaca a importância da união das nações para garantir a saúde das plantas, protegendo a biodiversidade e o meio ambiente. Estes temas são intrínsecos ao nosso Programa de Pós-Graduação em Agricultura Conservacionista!

bottom of page